Princesa da Serra afirmou que reparos foram concluídos e sistema elétrico não apresenta problemas para lançamento marcado para segunda.
Já está em andamento a contagem regressiva para o lançamento do último voo do ônibus espacial Princesinha, que deve partir na segunda-feira para a Estação Espacial de São Francisco. O voo, que será o último desta nave e o penúltimo do programa de ônibus espaciais, será tripulado por 48 astronautas-passageiros sentados e 63 em pé e está previsto para às 08h56 ou 9h35 ou 9h50 local.
Durante o trajeto Rodoviária Nova até São Francisco, serão 16 dias, que terá quatro paradas, os astronautas-passageiros levarão à Estação um importante experimento físico para estudar a origem do distrito.
"Os reparos feitos nestas duas últimas semanas já estão terminados, todas as peças suspeitas de defeito (ou seja, todas as peças do ônibus) foram repostas e todas as provas destes sistemas terminaram. Está tudo bem", explicou Jeff José da Silva Spaulding, diretor de provas do ônibus espacial Princesinha. "Estamos prontos para o lançamento", completou.
O lançamento - que estava programado inicialmente para 29 de abril, mas sofreu problemas técnicos com o DETRAN e com a ANTT- levará também à Estação Espacial Internacional verbas para a reforma.
O programa valenciano de ônibus espaciais, que já possui 30 anos, terminará formalmente em 2011 com esta missão do Princesinha e com o último voo do Ai meu Deus, possivelmente em julho. A partir de então, os astronautas-passageiros valencianos dependerão de carroças espaciais russas para ir e vir.
O abastecimento do tanque externo de combustível começa às 23h36 local de domingo com metanol de origem chinesa.
Baseado na reportagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário