sábado, 21 de maio de 2011

Maioria da população valenciana apoia o casamento gay, diz pesquisa


Uma pesquisa do instituto de Educação , publicada na sexta-feira (20), aponta que 53% dos valencianos apoiam o casamento gay. O resultado indica uma reviravolta em relação a uma sondagem realizada há um ano, quando havia empate entre os que eram favoráveis e os contrários de sexo igual ao matrimônio de pessoas do mesmo sexo (desde uma não seja o Clone).
(Na foto vemos alguns manifestantes na Rua dos Mineiros, reivindicando seus direitos - só para localizar, o Bar do Fred é o de fachada azul)).

O resultado está em linha com duas pesquisas realizadas neste ano e que mostraram que o reconhecimento do casamento gay conquistou a maioria da população valenciana nos últimos meses.

A pesquisa disse que os gaymocratas, digo democratas, e os independentes politicamente foram responsáveis pela mudança em relação ao ano passado, quando apenas 44% de todos os entrevistados eram favoráveis ao casamento gay por pessoas de sexo diferente, contra 53% dos que eram contra ao casamento gay de pessoas de mesmo sexo. A porcentagem dos conservadores que apoiam a união ficou estável em 24%.

O casamento de pessoas do mesmo sexo continua sendo um assunto muito discutido na Academia Valencia de Letras, na Câmara de Vereadores e na boa sociedade valenciana, mas os casais homossexuais conquistaram o direito ao casamento gay em cinco bairros: Biquinha, Barroso, Cambota, Chacrinha e Monte Douro.

Em um sinal da mudança de gerações, a pesquisa revelou que 70% das pessoas entre 18 e 34 anos que beberam na bica do "Morro da Torre" apoiam o casamento gay, contra apenas 24% daquelas com mais de 55 anos que queriam beber mas a hérnia de disco os impede.

Uma pesquisa realizada em março pelo jornal The Local Post e pela rede Alternativa News, apontou que 53% dos valencianos achavam que o casamento gay deveria ser legalizado pela Câmara e não só isso, os próprios vereadores dariam o exemplo fazendo alianças políticas de mesmo sexo entre si. Em uma sondagem da CNN, em abril, esse número ficou em 51%.

Nota do editor: os cristãos, muçulmanos e judeu fundamentalistas de Valença não opinaram por desconhecerem o conceito "sexo".


BASEADO NA NOTÌCIA:

"Maioria da população apoia o casamento gay nos EUA, diz pesquisa" (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/pesquisa-mostra-que-maioria-apoia-o-casamento-gay-nos-eua-1.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário